| | |

Chamada para inscrições para “Especialistas em Direitos” de Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência na América Latina e no Caribe

Prazo prorrogado até 10 de março!!

Estamos buscando 4 Especialistas em Direitos de Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência (CDWD) para trabalhar em conjunto com o Fórum Global de Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência (GFoD) e todos os seus parceiros e aliados.

Encorajamos especialmente as mulheres a se candidatarem a esse cargo para que haja igualdade de representação na equipe de Especialistas em Direitos Humanos.

As Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência (CDWD) são oprimidas por discriminação relacionada à ocupação/casta e, às vezes, forçadas a condições de escravidão tradicional ou moderna/trabalho forçado.

Na América Latina e no Caribe, há comunidades com origens sociais e culturais complexas. As comunidades são, em sua maioria, rurais e compartilham a “resistência à escravidão, fortes laços e relações territoriais, defesa e modos específicos de vida, produção e organização”.

Os Especialistas em Direitos selecionados trabalharão em estreita colaboração com outras Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência (CDWD), incluindo Dalits na Ásia, Quilombolas no Brasil, no Japão, na Mauritânia e Oru na Nigéria – juntamente com inúmeros outros, que vivenciam o mesmo tipo de práticas discriminatórias únicas baseadas na estratificação social.

Esse tipo específico de discriminação, descrito pela ONU como “discriminação baseada no trabalho e na descendência”, é uma prática comum na Ásia, na África, na América Latina e na Europa, mas também é uma das formas de discriminação menos compreendidas no mundo.

 

Contexto

O Fórum Global de Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência (GFoD) é o mecanismo de defesa global das Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência (CDWD). Mais de 270 milhões de pessoas em todo o mundo são discriminadas com base no trabalho e na descendência e são mais comumente conhecidas como Dalits, , Quilombola, Burakumin, Oru, entre muitos outros nomes. A Discriminação com base no trabalho e na descendência (DWD) é um fenômeno global que carece de reconhecimento público e as comunidades afetadas estão entre as pessoas mais marginalizadas e excluídas.

Visão geral do cargo

O GFoD iniciou o programa CDWD de Especialistas em Direitos em e atualmente está buscando inscrições para o próximo grupo de Especialistas em Direitos de Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência para apoiar processos globais de defesa e coleta de dados em nível nacional, regional e global. Os candidatos serão recrutados com base nos requisitos e nas qualificações listados abaixo.


O cargo exige um alto nível de autonomia e responsividade para se envolver em processos de defesa e um alto interesse e disposição para se envolver em processos de defesa nacionais, regionais e globais. Em sua essência, o programa eleva a defesa em nível nacional de uma comunidade específica para o engajamento coletivo de defesa de todas as comunidades discriminadas por trabalho e descendência (CDWD) em nível global, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e outros mecanismos regionais e globais de direitos humanos.

O cargo exige 40 horas por mês durante 12 meses, com um período de teste de 3 meses com possibilidade de viagens internacionais.

Deveres e responsabilidades dos Especialistas em Direitos (ERs)

·   Dedicar pelo menos 5 dias úteis completos por mês a essa função.

·  Participar e organizar atividades de capacitação, aprendizado mútuo e conscientização geral.

·   Contribuir para o desenvolvimento e a implementação das estratégias de defesa regional e global do GFoD.

· Elaborar declarações, intervenções críticas e artigos ou contribuir com ideias específicas e notas conceituais sobre as preocupações da CDWD de acordo com as exigências do e de outros instrumentos, mecanismos ou iniciativas da ONU e de direitos humanos.  

· Comunicar-se regularmente com o Secretariado do GFoD e realizar consultas nacionais, regionais e participar de processos de consulta global dentro da comunidade local, regional e nacional de CDWD.

Requisitos e qualificações

Em ordem de prioridade, as características e qualificações estão listadas abaixo.

Favor observar que, devido à nossa preferência por candidatos das respectivas comunidades, não é necessário que os candidatos tenham o inglês como idioma de trabalho.

  1. Ancorado e enraizado em Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência (CDWD): Pessoas de Comunidades Discriminadas por Trabalho e Descendência (CDWD) são altamente incentivadas a se candidatar a esse cargo. Mulheres, jovens e outros grupos sub-representados e marginalizados da CDWD são altamente bem-vindos para essa posição.
          
  2. Experiência: São líderes sociais em sua própria comunidade com experiência considerável em ações e processos de defesa em nível nacional, regional e internacional. É altamente recomendável que os candidatos sejam defensores de direitos humanos estabelecidos em seu país/região/comunidade e sejam especialistas em uma área específica relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. Por exemplo, (acesso à água e ao saneamento – ODS 6, trabalho digno – ODS 8, desigualdades – ODS 10 etc.). Mencione em sua inscrição em quais ODS você tem mais interesse ou já trabalhou.

  3. Comprometimento: Os candidatos que tenham demonstrado comprometimento e liderança contínuos com a causa da CDWD são incentivados a se inscrever.

  4. Qualificações acadêmicas: Qualificações acadêmicas, como títulos universitários, publicações de livros, artigos ou outros trabalhos jornalísticos, serão consideradas no processo de inscrição.

Recrutamento e cronograma

Enviem suas candidaturas para RE2024@globalforumcdwd.global até 10.03.2024. Envie seu currículo juntamente com uma carta de apresentação de uma página, mencionando a experiência relevante mencionada acima em Requisitos e qualificações. O inglês como idioma de trabalho é o preferencial, mas espanhol, português, francês e árabe também são aceitos. Mencione todos os seus idiomas de trabalho em sua inscrição. O programa depende e está condicionado ao apoio de doadores que ainda precisam ser liberados para esse programa. Caso o doador retire o financiamento, o programa não poderá continuar.

Os candidatos aprovados serão nomeados para um período de 10 a 12 meses, com um período inicial de teste de 3 meses.

Devido ao grande volume de inscrições previstas, somente os candidatos pré-selecionados serão contatados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *